18.3.09

Tamanho sob medida.

Lendo o Globinho, no sábado - sim, o Globinho, aquela parte do jornal que eu lia assim que o jornal chegava para ver os quadrinhos - descobri que este ano o Playmobil comemora 35 anos.

Mais ainda - descobri que os pequenos bonequinhos foram desenhados em um momento de crise do petróleo, em 1974, como alternativa ao preço cada vez mais alto do plástico naquela ocasião. Na verdade, o projetista Hans Beck, responsável pelos projetos da Geobra Brandstätter tinha como missão projetar brinquedos menores do que os feitos pela empresa na época, que economizassem matéria-prima. Eram carrinhos, naves e motos, mas o que de fato virou sucesso foram os seus pilotos com carinhas sorridentes, baseadas em desenhos de crianças.

A partir dai, a história do Playmobil conta inúmeros sucessos. Em 2004 a marca comemorou 30 anos, e atingiu a marca de 1,8 bilhões de unidades vendidas. Arredondando, é como se 30% da população mundial tivesse um Playmobil em mãos. Eu admito só ter dado meus bonecos aos 14 anos, quando fiz minha mudança, e esvaziei meu armário de brinquedos.

Além disso, a marca tem lojas espalhadas por diversos lugares, além de parques temáticos em 5 países. Para muitos, os bonequinhos são ícones da cultura pop dos anos 80. Colecionadores, inclusive no Brasil, gastam milhares aumentando sua coleçao de bonequinhos.

O sucesso do Playmobil mostra a importância do design em momentos de contenção de custos. Buscar alternativas que aproveitem material de maneira mais eficiente, diminuam gastos gerais de produção, e que não percam apelo junto ao público podem ser a solução para os problemas enfretados na crise de hoje.

Atualmente, os bonequinhos não tem mais a forma original que fez deles tão popular. Os modelos sofreram um redesenho e agora tem linhas mais orgânicas, feitas para competir com os brinquedos modernosos de hoje em dia.

Em janeiro útimo, Hans Beck, designer responsável por todo esse sucesso, faleceu na Alemanha.

Fonte: Caderno Globinho - Jornal O Globo / 14 de março de 2009
Foto: Procurei no google e tirei, sem autorização, do blog do designer Marco Moreira. Ele tem um trabalho bem legal, vale a pena dar uma conferida: http://blog.magelstudio.com.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Ronaldo, pelo post. Realmente a solução para driblar a crise pode estar no próprio design. Muito bom também o post anterior, sobre o Victor Muanis, não consegui deixar de ler até o final. Muito bonito seu depoimento e sua atitude.
Abraços, parabéns pelas ideias e por compartilhá-las por aqui.

Anônimo disse...

Po, brother... Crise é momento propicio a inovações, de fato, é o momento onde surgem as melhores ideias.
É quando devemos nos adequar às novas regras e transformar a crise, de certa forma, em investimentos. E o design acaba por assumir o papel de potencial inovador.

Parabens pelo post! Belo exemplo da importancia do BOM design.

Maria Paula disse...

oi ronaldo! criei um blog, apesar dos textos serem de um tema bem diferente do seu, tbm é relacionado a design!
quem sabe sua aula não me inspira, né! até amanhã!

Rafael Bucker disse...

irado teu workshop! queria ter ficado pra fazer umas perguntas mas tinha aula de forró.
O blog também é irado.
Fiz um também, passa lá.
abração!