14.1.09

Persistindo no erro.

Sempre fui fã de carros conceitos, protótipos futuristas, e tudo mais que a indústria automobilística faz para tentar antecipar o futuro, e assim, trazer novidades para os carros de hoje. Além disso, carros conceitos são ótimos posicionadores de marca - eles refletem tudo aquilo que a marca projeta para si mesmo - o que pode ser muito útil para empresas em um mercado onde o nível de concorrência é tão alto.
E é por isso que eu não entendo o que li hoje na Globo.com.

Cadillac WTF tem propulsão nuclear - Conceito com visual de espaçonave se move com tório

Como pode, uma montadora como a Cadillac, que pertence à GM, do meio do inferno astral que esta vive, lançar um carro movido a TÓRIO? Pode ser ignorância minha, mas eu sequer sabia que Tório existia. Mas a matéria esclarece:
O tório é o elemento químico de número 90 e símbolo Th. Você não deve se lembrar dele, não é mesmo? Afinal, sua aplicação é voltada apenas para a indústria bruta e fica distante do nosso dia-a-dia. Encontrado em rochas e no solo, ele é utilizado como elemento de liga para aumentar a resistência mecânica do magnésio em altas temperaturas, além de revestir fios de tungstênio usados em equipamentos eletrônicos.
Ou seja, a montadora que esta quase falida, decide investir em um protótipo que se move com uma substância nuclear, cuja extração, assim como o petróleo, é feita a partir de recursos naturais finitos, ou seja, que vão acabar. Não me surpreenderia se o Senhor Presidente da GM tivesse uma mina de Tório em seu jardim, assim como W. Bush tem poços de petróleo.

Me pergunto: o que será feito com o pacote de dinheiro dos servidores que será despejado nessas empresas para tentar salvar o que sobrou delas? 25 bilhões de dólares, a princípio, é o que pedem para não fecharem as portas agora. Acho que, por mais que estivesse desenvolvido, que fosse guardado em uma garagem e nunca mais mostrado para ninguém. Na minha opnião, a apresentação deste modelo é vergonhosa.

O que mostra para o público, que espera mudanças positivas, um protótipo movido a energia nuclear de uma montadora quase falida que insiste em não fazer avanços em carros com energias limpas e renováveis? Para onde a GM está indo? Este é mais um petróleo? E este carro representa mais uma leva de escolhas erradas?


1 comentários:

Unknown disse...

Acho muito interessante a atitude da Cadillac de investir em energia nuclear. Biocombustíveis é o que todas as empresas já desenvolvem, planejam; correr atrás disso é ser mais uma no mercado (a mãe GM, aliás, já deve ter linhas de pesquisa suficientes a respeito!). Um carro-conceito com propulsão nuclear é sair do lugar-comum, olhar para onde ninguém olha - exatamente o que se espera de um carro-conceito. Quanto a ter um quintal de tório na sua casa, chamo isso de a melhor opção. Crises como Brasil-Bolívia, EUA-Venezuela e Europa-Rússia/Ucrânia mostram que depender de fornecedores externos é um negócio muito perigoso, não importa quem sejam - a torneira uma hora fecha! Uma edição especial da Scientific American de dezembro de 2008 tem como reportagem de capa "A second look at nuclear: is fission really best for clean, affordable power?" e ainda está nas bancas. Recomendo a leitura, dá uma boa comparação das diversas formas de geração de energia elétrica em larga escala.