6.4.09

Design em Crise

O título indica desgraça - para qualquer um, uma crise é uma desgraça. Remete a certo um rompimento negativo, instaura um clima de caos. Mas não vejamos assim de uma maneira tão negativa. Para designers, a crise pode ser menos pior (ou melhor) do que parece ser, e até melhor do que é de fato para os outros - economistas e administradores que estão dando voltas sem ter certeza de exatamente para onde ir.

A Exame desta semana traz um gráfico pequenino na parte de Gestão & Idéias. Não há nada sobre o gráfico além do que está de fato escrito no curto parágrafo antes dele. Confira abaixo:

O importante é cortar custos, mas nenhuma empresa pode parar de andar pra frente. A pior coisa a se fazer em uma crise é ficar parado esperando a crise passar - ela te arrasta como um furacão arrasta uma casa, ali, estática. É exatamente o que mostra a pesquisa acima. A área em que se planeja fazer menos cortes é justamente a de Pesquisa e Desenvolvimento.

Quando li esta pesquisa, na paz do meu final de semana no campo, lembrei de um artigo do Lincoln Seragini, no site da Rede Design Brasil, que li na sexta-feira, e ia postar aqui essa semana. Ele faz uma análise bem bacana sobre design em tempos de crise. Enumera diversos benefícios que o design pode trazer em um momento como o que estamos vivendo - não vou transcrever, pois recomendo a leitura do artigo completo, mas vou colar a conclusão, que acho que resume bem o artigo.
"Para finalizar, voltando ao tema do artigo, o design gosta de crise porque crise é sinônimo de problemas e oportunidades e o design se dá bem com os dois."
O investimento em desenvolvimento de produtos, de serviços, em pesquisa, tecnologia, em design não vai cessar com a crise. Esta é uma oportunidade ímpar para novos saltos, novas soluções, novas saídas.

E por isso, respondendo ao comentário da Bruna no último post, acredito que, por mais que a venda de produtos sustentáveis tenha caído neste momento imediato após a crise, por serem mais caros, acredito que, quando a venda destes produtos voltar a crescer, crescerá de maneira muito mais estruturada, pois eles representarão muito mais do que a sustentabilidade ambiental e social - esses produtos irão representar um novo momento de consumo, sustentável, responsável, em uma economia real. Acredito sim que eles podem sim ser ícones da retomada do crescimento, tanto nos países desenvolvidos, que precisam de um novo referencial, quanto nos países em desenvolvimento, que precisam se reinventar a cada dia para concorrer com os produtos que vêm de fora e manter suas economias crescendo as altas taxas.

Para terminar, quero agradecer a todo mundo que vem lendo, comentando, enriquecendo esse espaço aqui com argumentos, links, informações novas! Minha intenção aqui não é postar verdades absolutas, mas sim levantar temas que acho que, muitas vezes,
ficam de fora das discussões cotidianas dos designers.

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